centro esportivo

CANPAZ%C3%83%C2%83O_edited.png

Escudo Centro Esportivo NPA

Esporte como educação e prevenção às drogas

"O Esporte educa tanto a mente, quanto o corpo de quem pratica." Morgan Wootten

Nós do NPA acreditamos que o esporte e a cultura podem ser usados como instrumento de prevenção às drogas.

Em primeiro lugar, vemos que a busca de um estilo de vida saudável, mesmo que apenas por um período de tempo, traz hábitos valiosos para o corpo e para a mente do indivíduo. Esses hábitos podem ter relação às atividades físicas, e também à alimentação. Sabemos que a má alimentação pode trazer problemas, não apenas físicos, como também psicológicos. Já a boa alimentação pode combater dificuldades e doenças mentais.

Vemos também que muitos dos motivos do ingresso dos jovens no mundo das drogas, vem de pressões mentais. Mas há como aliviar o estresse através do esporte, já que a atividade física libera substâncias responsáveis pela sensação de bem estar, relaxamento, e prazer.

Tirar os jovens ociosos do despejo, e levá-los ao esporte, é sinônimo de cuidado.

Acreditamos que há importância em ter pessoas envolvidas na vida esportiva dos jovens e adolescentes. A falta do acompanhamento de um profissional, pode levar essas pessoas à ilusão de que há uma certa vantagem em utilizar de substâncias que podem alterar a resposta do corpo frente a um estímulo. O uso destas substâncias é chamado de doping, e vêm em contraste do objetivo central do esporte, que é o de manter e cuidar da saúde.

Por esses motivos, foi criado o projeto "Centro Esportivo" no NPA, para trabalhar na educação esportiva e alimentar de nossos jovens, no antidoping, e na prevenção ao uso de drogas em geral.

Para algumas pessoas, a superação vem em forma de esporte.

Treinos de Handebol, Futebol e Futsal

com jogos contra times locais